quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Estou graduando, e agora?!

As emoções que um graduando de qualquer curso experimenta variam da explosão de alegria ao ingressar em uma universidade, ao desânimo mediante as dificuldades, e as dúvidas. E depois que nos formarmos? Será que alcançaremos todas as expectativas depositadas pelos outros e por nós mesmos? Com o intuito de debater essas questões a AAPG na última segunda feira promoveu um evento no qual contou com a presença de quatro ex-alunos da UFS formados em Geologia para compartilhar suas experiências como recém formados.
O evento cujo nome “Formei, e agora?”, teve um público de alunos de variados semestres. A discussão foi em torno das experiências dos palestrantes, sobre o mercado de trabalho atual relatando influências da economia e política, entre outros.
A palavra chave do debate foi “estágio”, pois nele aplicaremos o que foi aprendido em sala de aula. Para isso é preciso correr a atrás, mandar curriculum, e ao entrar no estágio se empenhar para aprender com todos independentemente da escala de hierarquia do qual ocupa. Com esta experiência as portas serão abertas para os primeiros empregos.
A Geologia traz um leque de áreas de atuação, alguns têm uma inclinação para determinada área, embora, outros não façam ideia. Entretanto, é extremamente sensato que haja uma dedicação para o curso como um todo, afinal de contas nos formaremos em GEOLOGIA, e como foi mencionado por um dos palestrantes ‘aquela matéria que não damos a devida importância pode ser a que tenhamos uma maior aplicabilidade no futuro emprego’. Então, as pesquisas e os projetos em áreas específicas não são válidos? Claro que são! Todas as formas de aprimoramento de conhecimento são de extrema valia.
Um ponto alto discutido foi o “mau momento do mercado de trabalho”. Atualmente o cenário de contratação de geólogos é bem diferente de alguns anos. Uma forma de entender as oscilações da nossa futura profissão é conhecer o meio político e econômico atual.
Acredito que todos que estiveram presentes refletiram bem sobre o quanto é preciso se dedicar e se empenhar nos estudos e nas oportunidades de estágio. Além disso, percebemos o quanto o conhecimento relacionado à economia e a política é importante para a formação de um profissional bem estruturado.



Clícia Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário